Frase do Dia !

To that take life so serious, if it can be a thrill ride ?







I ♥ Justin Bieber

I ♥ Justin Bieber

Pesquise Aqui

Flamengo ♥

Flamengo ♥

Sala de Aula *-*


                           ' PEIXES

Os peixes são os vertebrados mais antigos e extremamente bem adaptados à vida subaquática.

 Apresentam uma grande variedade de formas e tamanhos. São aquáticos, habitam tanto na água doce quanto na água salgada.



Características Gerais
O corpo dos peixes com esqueleto ósseo é geralmente achado lateralmente e fusiforme e mais afilado nas extremidades e avolumado no meio, facilitando seu deslocamento na água.
A pele é recoberta por escamas, que protegem o corpo, e secreta um muco, que deixa o corpo escorregadio e ajuda no deslocamento em um meio relativamente viscoso como água.


Como acontece a respiração
A respiração dos peixes ósseos ocorre por um meio de brânquias, estruturas formadas por pequenos filamentos ricos em vasos sanguíneos. As brânquias são cobertas por uma peça óssea denominada opérculo. A água entra pela boca, é direcionada  para as brânquias e depois sai pelo opérculo.A troca de gases ocorre quando a água passa pelas brânquias e o gás oxigênio dissolvido na água passa aos vasos sanguíneos e é levado ao coração e o gás carbônico trazido pelos vasos sanguíneos,é liberado na água pelos opérculos.



Reprodução
A maioria é ovípara, ou seja,pões ovos.Geralmente nos peixes ósseos,a fecundação é externa e nos cartilaginosos é interna.

Quais os tipos de esqueletos
O tipo de esqueleto é um importante característica que divide os peixes em dois grandes grupos : peixes com esqueleto ósseo e peixes com esqueleto cartilaginoso (formado por cartilagem). As raias e os tubarões são exemplos de peixes cartilaginosos.


Esqueleto ósseo --> Osteíctes
Esqueleto Cartilaginoso --> Condríctes.


 Exemplos de peixes ósseos: Carpa, bagre, piranha, cascudo, tilápia etc.






                          TUBARÃO






                           





O que significa anfíbio ?


O termo anfíbio vem do grego e significa "aquele que tem vida dupla". Ou seja, os anfíbios passam por duas fases na vida, uma fase larval e outra adulta. Eles existem há 350 milhões de anos e foram os primeiros a apresentar musculatura para se sustentar fora d'água.



EXEMPLOS DE ANFÍBIOS:

 - Salamandras de fogo
- Salamandras terrestres
- Rãs
- Sapos
- Pererecas
- Tritão
- cecília



Características gerais:
 * Apresentam pele úmida, intensamente vascularizada e pobre em queratina, uma proteína impermeabilizante. A carência de queratina reduz a capacidade de defesa contra a desidratação. Por isso estes animais geralmente não suportam climas extremos, vivendo geralmente restritos a ambientes úmidos e sombreados.

* São pecilotérmos, isto é, a temperatura do corpo varia de acordo com as oscilações térmicas do ambiente, as larvas respiram por meios de brânquias e na forma adulta a respiração ocorre por meios de pulmões rudimentares. O coração dos anfíbios apresenta três câmaras: dois átrios ou aurícula e um ventrículo. O sangue venoso penetra pelo átrio direito e o sangue arterial pelo átrio esquerdo, no ventrículo ocorre a mistura destes sangues.

Grupos de anfíbios:
Das cerca de 3.500 espécies de sapos, rãs e pererecas catalogadas no mundo, mais de 600 ocorrem no Brasil. Os anfíbios foram os primeiros seres vertebrados a conquistar a terra firme, pois todas as outras formas de vida dependiam do meio aquático para sobrevivência. De acordo com evidências de fósseis encontrados há 400 milhões de anos (Período Devoniano)

Anuros -> Os anuros representam o grupo mais diversificado de anfíbios,incluindo os sapos, as rãs e as pererecas.

Ápodes -> São animais conhecidos como Cecílias ou cobras-cegas. Embora recebam esse nome, esses animais não são serpentes.

Urodelos -> Os urodelos são representados pelas salamandras.Esse grupo de anfíbios que é raro no Brasil apresenta causa,corpo alongado,quatro membros e sua aparência é semelhante à de um réptil.

 Formas de defesa dos anfíbios

Como mecanismo de defesa, os anfíbios utilizam à camuflagem, uso de coloração e desenhos para se confundirem com a vegetação procurando fugir aos predadores. O veneno é liberado quando o animal é ameaçado por algum predador, representando uma forma de defesa contra a predação.


Imagens


.


 


Os répteis são animais muitos conhecidos, como os lagartos, as lagartixas,as tartarugas,as serpentes e os jacarés. Os répteis,juntamente com as aves e os mamíferos,colonizaram de maneira mais eficiente o meio terrestre do que os anfíbios,pois são independentes do ambiente aquático para se reproduzir.
O ovo sem casca contribui para a ocupação dos répteis do ambiente terrestre. A casca é relativamente dura e fornece proteção contra a dessecação, além de proteção mecânica. Esse tipo de ovo tem reservas de água e alimento, utilizadas pelo embrião durante seu desenvolvimento. No grupo das aves existem ovos semelhantes aos dos répteis.

Características Gerais:
* A pele da maioria dos répteis é recoberta por escamas ou placas córneas que impedem a perda de água.

* Respiram por meio de pulmões.
* Como os peixes e os anfíbios, os répteis são éctotermicos; dependem de fontes externas de calor, principalmente da radiação solar. É comum observar serpentes ,lagartos e outros répteis aquecendo-se ao sol. A temperatura do corpo do animal varia conforme a temperatura ambiente..

* A maioria dos répteis é ovípara e a fecundação é interna.

Grupos e Exemplos:
Pode-se distinguir quatro grupos principais de répteis: Os lacertílios, os ofídios, os quelônios e os crocodilianos.

Os lacertílios incluem os lagartos, lagartixas domésticas, iguanas e camaleões.

Os quelônios são as tartarugas, cágados e jabutis. A característica mais marcante desse grupo é a presença de uma caçapa dura que os protege contra predadores.


Os Crocodilianos são os jacarés e crocodilos. Podem ser encontrados na água doce e nas proximidades dos mares.


Os ofídios são as serpentes. Algumas têm glândulas de peçonha,como a jararaca, a cascavel e a cobra-coral..




Imagens :